Monday 22 October 2012

Cinemas in Osasco and vicinity

Cine Eldorado na Avenida Vital Brasil, 427 passava 'Baixeza' (Crisscross) em 21 March 1961. Note aí o Cine Estoril de Osasco, que ainda era apenas um bairro de São Paulo e não uma cidade emancipada. 
Cine Glamour in Osasco.
Cine Glamour on a rainy day... not a glamorous road by any standard...
A lonely steer strolls on the street next to Cine Glamour. 

Estação de Osasco, vendo-se ao fundo Cine Glamour - 1950s.
Cinema Osasco in the 1930s or 1940s.
Cinema Osasco.
Cinema Osasco during the popular movement to make Osasco a municipality. It finally became a city in 1962
Cine Estoril in a 1968 photo.
Cine Glamour de Osasco em 21 March 1961; o Cine Goiás ficava na Rua Butantã e não no Largo de Pinheiros, como está na lista. Do lado de cá da ponte do Rio Pinheiros, existia o Cine Caxinguí, na Avenida Francisco Morato.

Eu tive a honra de frequentar o CINE CAXINGUÍ !!!

O Cine Caxinguí ficava alí na esquina da Rua João Scaciotti com a Avenida Francisco Morato. Foi lá que levei minha primeira namorada. As matinés eram super concorridas porque era o único cinema da região. Só havia o Cine Brasil, o cine Goiás e o Cine Jardim em Pinheiros. Aos domingos eram apresentados dois filmes e um seriado... que nunca acabava.. Mas quem assistia os filmes? Desde a inauguração em 1955 até o fechamento, por volta de 1960. Era programa obrigatório aos domingos. Era o único "escurinho" da época....Quanta saudade, Saia do cinema e já estava começando a quermesse da igreja de Sto. Antonio. Eitcha tempinho bom...

escreveu Medeiros Lima - Sep 2, 2006 - no Orkut

A torre a TV Gazeta e o infeliz crime do Caxingui, ocorrido em 8 Dezembro 1962. O Cine Caxingui, ali na esquina da Rua João Scaciotti com a Avenida Francisco Morato, a Pizzaria Previdência, o João “barbeiro” que hoje está na Rua João Scaciotti, outrora tinha um salão no largo do Caxingui.

Cine Estoril hoje... Igreja Internacional da Graça de Deus.
antigo Cine Estoril, em Osasco.

os meninos estão ávidos para entrar na matinee para assistir 'Pinocchio' de Walt Disney. 
nota-se que o sexo masculino é quase que 100% da multidão de crianças de Osasco..

'Samba em Brasília' e 'Dona Violante Miranda'; programa-duplo de filmes nacionais - 1960.
1967 - 4a. e 5a. feira: 'Tirados dos braços da morte' ('A covenant with death') e 'Onde começa o inferno' (1959's 'Rio Bravo')... e o sorveteiro fazendo muitos negócios nessa fila.
 'Jéca e a égua milagrosa' foi o último filme de Mazzaroppi - 1980. Ele morreria no ano seguinte 1981.
'Um whisky antes, um cigarro depois' - 1970 - filme com Sandra Brea e Mario Benvenutti.

L A P A

Antigo Cine Recreio, na rua Engenheiro Fox, 62, na Lapa de Baixo, de frente à estação de trem, fechou nos final dos anos 1950. Tornou-se salão de dança e atualmente está desocupado. 
vista do interior do Cine Recreio, na Lapa de Baixo.

Nesse prédio funcionou o Cine Recreio, local onde os lapeanos assistiram desde o cinema mudo até os filmes com artistas memoráveis, até o final da década de 50, quando ele encerrou as atividades.

Me recordo de ter ido algumas vezes assistir filmes das matinês de domingo. Nessa época na “Lapa de baixo” moravam muitas famílias de imigrantes italianos, espanhóis e portugueses que trabalhavam na antiga São Paulo Railway e na Fábrica de Tecidos e Bordados Lapa. Franc 2009.
Cine Nacional, na rua Clelia, um dos maiores do Brasil. 

No comments:

Post a Comment